acessibilidade

Acessibilidade

Qual o significado do símbolo?

AcessibilidadesA afixação do símbolo de acessibilidade à web não garante que o sítio web seja 100% acessível. A sua utilização "denota, por parte dos webmasters, preocupação em dotar o sítio com funcionalidades de acessibilidade que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores com deficiência" (NCAM).

A utilização deste símbolo é um acto voluntário que demonstra, unicamente, um esforço em aumentar a acessibilidade de um sítio. Ele não corresponde a nenhum processo de certificação levado a cabo por qualquer organismo certificador.

Não existe qualquer forma de garantir que um sítio Web que ostente o símbolo esteja 100% acessível ou mesmo, que tenha sido concebido de acordo com as directrizes de acessibilidade.

A tradução para português desta informação foi autorizada pelo National Center for Accessible Media.

 

História da sua aplicação em Portugal

O símbolo de acessibilidade à web foi adoptado pela Administração Pública Portuguesa aquando da entrada em vigor da RCM nº97/99 de 26 de Agosto. A equipa da Unidade ACESSO, do então Ministério da Ciência e da Tecnologia, recomendou a sua afixação na página de entrada dos sítios como forma de sinalizar a existência de cuidados mínimos de acessibilidade na produção dos conteúdos web disponibilizados. Os cuidados mínimos foram na época plasmados no documento "Requisitos de Visitabilidade".

Hoje em dia, o símbolo encontra-se disseminado por mais de 40% dos sítios públicos na Internet (Programa ACESSO, 2007).

Ao abrigo da RCM 155/2007 de 2 de Outubro - Acessibilidade pelos cidadãos com necessidades especiais aos sítios da Internet do Governo e dos serviços e organismos públicos da administração central, recomenda-se a continuação da sua utilização como sinal claro, por parte das entidades públicas, em eliminar as principais barreiras à acessibilidade dos conteúdos web, na observância das directrizes de acessibilidade constantes da RCM155/2007.

 

Para mais informações visite o site www.acessibilidade.gov.pt