Cultura

Boas Vindas

Embaixador Jorge CabralÉ com grande satisfação que dou as boas vindas a todos os cidadãos portugueses residentes no Brasil bem como a todos quantos visitam a página da Embaixada de Portugal no Brasil e que nos seguem nas redes sociais. Espero que os conteúdos aqui apresentados sejam úteis, ajudem a conhecer cada vez mais e melhor Portugal e contribuam para reforçar o relacionamento entre os nossos dois países.

Através desta página, e do facebook – a que desde já vos convido a associarem-se – a Embaixada quer igualmente ficar mais próxima dos seus utentes, disponibilizando informação consular e acolhendo sugestões com vista à melhoria contínua dos serviços públicos que presta a todos os cidadãos, instituições e organismos que nos procuram. Encontrarão, aqui, não só conteúdos atualizadas sobre as atividades que empenhadamente desenvolvemos, mas também sugestões e pistas sobre como aceder a outras instituições, organismos e serviços públicos portugueses (tanto em Portugal, como no estrangeiro), órgãos de informação, instituições culturais, académicas e desportivas, associações da Comunidade Portuguesa no Brasil e outras entidades que nos parecem igualmente relevantes.

Nunca será demasiado recordar que as relações entre Portugal e o Brasil são ímpares e atravessam um momento particularmente promissor, tanto do ponto vista político, como económico, social ou cultural. Temos uma longa História comum, partilhamos – não só com o Brasil, mas também com os restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma Língua que é hoje a terceira mais presente no facebook e a quinta com maior número de utilizadores na internet, para além da quarta mais falada do mundo, o que representa um património único e inigualável; a par disso, as nossas sociedades estão ancoradas nos mesmos princípios e valores universais, tais como o superior respeito pelos direitos humanos, a democracia e a liberdade de expressão e de opinião.

Em termos económicos, o Brasil ocupa um lugar de destaque nas estratégias de internacionalização das empresas portuguesas e o investimento direto brasileiro em Portugal é já significativo. As trocas comerciais entre os dois países, sendo importantes, denotam, porém, uma margem de progressão ainda aquém do potencial existente e que justifica um esforço conjunto e acrescido, estratégia a que continuaremos a dedicar-nos com grande empenho e dedicação.

A companhia aérea TAP continua a voar, diariamente, para inúmeras cidades no Brasil, assegurando igualmente a ligação entre o Brasil e as principais capitais europeias (cerca de 60 voos semanais, para uma dezena de cidades brasileiras). É com enorme satisfação que constatamos que “Portugal está na moda no Brasil”, continuando a crescer o número de turistas brasileiros que visitam o nosso país. De resto, fora da Europa o Brasil é, atualmente, o 1º mercado emissor de turistas para Portugal sendo que apenas em 2015, o total de dormidas de turistas brasileiros ultrapassou largamente um milhão!

Aliás, se ainda não nos visitou, aqui fica o convite para que o faça; e se já o fez, estou confiante que regressará, muito em breve!

As principais universidades portuguesas continuam a acolher milhares de estudantes brasileiros, nos mais diversos cursos, e um número significativo das nossas instituições de ensino superior aceita os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), como base para a seleção dos candidatos. Muito nos honra o reconhecimento da excelência do nosso ensino e da elevada qualidade da nossa investigação, por parte de milhares de estudantes e investigadores que tiram o melhor partido de dezenas de acordos e convénios estabelecidos entre universidades portuguesas e brasileiras.

No plano cultural, o crescente fluxo de artistas plásticos, cineastas, escritores, músicos e atores, entre os dois lados do Atlântico, tem contribuído para uma atualização e modernização da imagem recíproca das nossas culturas e sociedades.

Nunca é demasiado realçar que a comunidade brasileira é, hoje em dia, a maior comunidade estrangeira residente em Portugal – o que é bem revelador dos laços e afinidades que nos aproximam.

Aproveito igualmente a oportunidade para deixar uma palavra especial de profundo apreço e reconhecimento pelo papel da diáspora portuguesa no Brasil, que muito contribui, com o seu empreendedorismo, dedicação, energia, entusiamo e sucesso, para a dignificação do nosso país e consolidação da imagem de Portugal como um país moderno, dinâmico e tolerante. Tudo farei para apoiar a vossa ação e para que se mantenham e estreitem os laços que os unem ao nosso país. É, pois, com grande orgulho que deixo, aqui, uma saudação muito especial às Comunidades, Câmaras de Comércio e Indústria e Associações portuguesas e luso-brasileiras! Continuaremos a contar com o esforço e o empenho de todos.

Por fim, agradeço o interesse demonstrado na consulta deste espaço informativo e espero que continue a visitar-nos com a regularidade desejável. E peço-lhes que não hesitem em contactar-nos sempre que necessitarem de alguma informação adicional, não deixando, igualmente, de nos apresentarem todas as sugestões e recomendações que entendam pertinentes e que possam contribuir para a melhoria dos serviços que prestamos.

Podem crer que eu próprio, a equipa que comigo colabora nesta Embaixada, b em como a vasta rede consular espalhada pelo imenso território brasileiro (Consulados-Gerais, Consulados, Vice-Consulados e Consulados Honorários de Portugal em todo o Brasil) estaremos todos dedicadamente à vossa inteira disposição.

Viva Portugal e Viva o Brasil. Que viva a excelência das relações entre os dois países irmãos.

Jorge Cabral
Embaixador de Portugal no Brasil