Educação e Cultura
13 de Janeiro de 2012

Teatro Nacional de São João, do Porto, apresenta-se este mês em São Paulo e Santos

De 12 de Janeiro de 2012 a 29 de Janeiro de 2012

Foto da Noticia
2022 pessoas leram esta notícia.

O Teatro Nacional de São João (TNSJ), do Porto, apresenta-se proximamente em São Paulo e Santos com a produção "Sombras - A Nossa Tristeza é uma Imensa Alegria", criação músico-cénica de Ricardo Pais, "que busca os lugares do inconsciente mítico e personalidade histórica do modo de ser português".

Este espectáculo, considerado "um tributo apaixonado às mais belas palavras escritas em português (António Ferreira, Garrett, Pessoa, enttre outros, cruzando as mais diversas linguagens (a Fala, o Canto, o Vídeo e a Dança), onde o Fado tem expressão privilegiada", estreou no TNSJ em Novembro de 2010, tendo percorrido depois as cidades de Lisboa, Guimarães, Viseu, Ponta Delgada e Paris.

A apresentação de "Sombras - A Nossa Tristeza é uma Imensa Alegria" no Brasil decorre no âmbito de um protocolo de colaboração assinado em 2008 entre o TNSJ e o Serviço Social do Coméwrcio de São Paulo (SESCSP) que deu origem a processo de diálogo estratégico entre as duas instituições com vista à apresentação regular de criações do TNSJ em São Paulo e de criações brasileiras mediadas pelo SESCSP no Porto.

Escreve Ricardo Pais:

Sombras constrói-se numa espécie de paisagem cénica insólita, cheia de eventos inesperados e contrastantes. É um espectáculo multidisciplinar, decididamente contra os tiques da “fusão” ou da “world music”. Tem no fado o seu coração sofrido e no fandango uma espécie de cavalgada eufórica. Assenta em música original, parte de uma banda sonora de missão unificadora.

Agenda

"Sombras- A Nossa Tristeza é uma Imensa Alegria" - criação do TNSJ apresenta-se

- De 13 a 22 de Janeiro, no Teatro Paulo Autran, em São Paulo, e

- Dias 28 e 29 de Janeiro, no SESC, em Santos.