Educação e Cultura
25 de Maio de 2012

Guimarães - Capital Europeia da Cultura


Foto da Noticia
Guimarães - Capital Europeia da Cultura
2809 pessoas leram esta notícia.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia (UE) que tem por objetivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade nomeada se apresenta à Europa, mostrando a sua vida e o seu desenvolvimento cultural, permitindo que os cidadãos da UE se conheçam melhor.

Esta iniciativa começou em 1985 por ação da ministra grega Melina Mercouri, com o nome de Cidade Europeia da Cultura. Era nomeada uma cidade por ano, sendo a responsabilidade da organização do evento do Estado-membro ao qual pertencia essa cidade. As cidades sucediam-se por ordem alfabética dos países.

Em 1990, o Conselho de Ministros Europeu decidiu alargar a atividade a outros países da Europa não pertencentes à União Europeia. Esta orientação só foi posta em prática em 1996, sugerindo-se que se fizesse a alternância entre países membros e outros países, bem como a alternância entre capitais e cidades de província.

Em 25 de maio de 1999, o Conselho de Ministros e o Parlamento Europeu, decidem mudar o nome de Cidade Europeia da Cultura para Capital Europeia da Cultura.

Site de Guimaraes 2012 - Capital Europeia da Cultura