Notícias
13 de Abril de 2017

XII Bienal do Livro do Ceará contará com a presença do escritor português João Tordo

De 14 a 23 de abril | Fortaleza - Ceará

Foto da Noticia
417 pessoas leram esta notícia.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, ao longo de duas décadas, vem-se consolidando como um dos mais importantes eventos culturais do gênero no país e já tem lugar cativo na agenda literária estadual e nacional. Em 2017 será realizada de 14 a 23 de abril em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.

A Bienal vai ofertar ao público atrações de natureza artística e literária, englobando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, combinando uma programação democrática e de acesso gratuito, que atenda a um público plural – infantil, juvenil e adulto.

Em sua XII edição, a Bienal terá como tema Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca, que traz em si infinitas possibilidades: a diversidade de expressões, a multiplicidade de vozes; incontáveis itinerários narrativos a proporcionar conexões transculturais, encontros de mundos, diálogos no espaço presencial e virtual, fazendo uma grande homenagem ao acervo literário universal, à cultura e à identidade brasileira como patrimônio da humanidade.

Com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, no dia 20 de abril haverá um debate entre o escritor e jornalista português João Tordo e a escritora brasileira Tércia Montenegro com o tema “O mundo está mais propício à literatura do incômodo?”.

Local: Mezanino 2 - Sala 1 - Mesas
Endereço: Av. Washington Soares, 999 , Edson Queiroz, 60811-341, Fortaleza, CE
Data: quinta-feira, 20 de abril de 2017
Horário: 18:00
Linguagem: Livro e Literatura 
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Projeto: Mesas das 18 Horas

Para mais informações e a programação completa, acesse: http://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/

João Tordo

Português de Lisboa, é formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais. Viveu em Londres e nos Estados Unidos. Em 2001, venceu o Prêmio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, mais tarde, o Prêmio Literário José Saramago 2009 com As Três Vidas (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011. Com o romance O Bom Inverno foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011) e do Prémio Fernando Namora (2011); a tradução francesa integrou os finalistas da 6.ª edição do Prémio Literário Europeu. Da sua obra publicada constam ainda os romances: O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), Anatomia dos Mártires (2011, Finalista do Prémio Literário Fernando Namora 2012), O Ano Sabático (2013), Biografia Involuntária dos Amantes (2014, Finalista do prémio Fernando Namora 2015 e do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores 2015). Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria e Brasil. Em 2015 publicou dois romances: O Luto de Elias Gro e O Paraíso Segundo Lars D., os dois primeiros volumes de uma trilogia.