Notícias
08 de Maio de 2017

Faleceu António Gomes da Costa, ex-presidente do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro


Foto da Noticia
116 pessoas leram esta notícia.

É com profundo pesar que a Embaixada de Portugal informa do falecimento, aos 83 anos, no Rio de Janeiro, do Dr. Antonio Gomes da Costa, personalidade emblemática da Comunidade portuguesa no Brasil.

A Embaixada de Portugal apresenta as suas sinceras condolências aos familiares, bem como aos seus amigos e a toda a comunidade luso-brasileira, que perde assim uma das suas principais referências.

Antonio Gomes da Costa era natural da Póvoa do Varzim. Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Ciências Jurídicas pela Universidade Cândido Mendes, com dupla nacionalidade – portuguesa e brasileira – teve uma participação muito ativa nas associações da diáspora portuguesa no Brasil.
Foi presidente do Real Gabinete Português de Leitura entre 1992 e 2016. Foi também presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, do Liceu Literário Português, da Real Sociedade Clube Ginástico Português, entre outros, tendo sido agraciado pelos governos dos dois países.

Deixa um legado incontornável de liderança e de defesa intransigente da comunidade luso-brasileira e dos valores que únem Portugal e Brasil.