Notícias
06 de Junho de 2017

Festa dos Santos Populares Portugueses no Rio de Janeiro  

O festival acontece entre 09 a 11 de junho e reúne música, gastronomia, arte e literatura

Foto da Noticia
1360 pessoas leram esta notícia.

A Festa dos Santos Populares Portugueses retorna ao Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de junho e conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília. Desta vez, o local escolhido para o festival multicultural foi o Armazém da Utopia, na Zona Portuária. A programação eclética do festival promete agitar a cidade. Um dos ícones da cultura nordestina, Alceu Valença abrirá a parte musical, na sexta-feira, dia 9. O encerramento, no domingo,11, será com Ana Moura, a cantora portuguesa que é considerada um fenômeno. Ela já vendeu 1 milhão de discos e vem se destacando no cenário mundial por ter renovado o fado.   

Com cenografia assinada pela dupla Felipe Tassara e Daniela Thomas , que dirigiu junto com Fernando Meirelles e Andrucha Waddington a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, a Festa dos Santos Populares Portugueses entra, definitivamente, para o calendário de eventos do Rio de Janeiro. “Queremos mostrar ao público carioca e para turistas que visitarem a festa uma nova cara de Portugal, mas sem negar as tradições. Fizemos uma curadoria muito especial para trazer atrações inovadoras, na contramão de tudo o que já é conhecido por aqui”, explica Connie Lopes, idealizadora do festival. Portuguesa de nascimento, a empresária e produtora, que se estabeleceu no Brasil há mais de 30 anos, é também a criadora do Back2Black, primeiro festival de música e cultura negra do país.

 A Festa dos Santos Populares Portugueses é comparada em Portugal ao Carnaval no Brasil. Com muita música, dança, comidas típicas, bandeirolas e fogueiras, as ruas ficam tomadas pelos festejos, que celebram intensamente o mês de Santo Antônio (padroeiro de Lisboa), São João (padroeiro do Porto) e São Pedro. Qualquer semelhança com as festas juninas do nordeste brasileiro não é mera coincidência. A celebração, trazida pelos portugueses, foi incorporada aos costumes do Brasil ainda no período colonial.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Mais informações em

santospopularesportugueses.com.br

facebook.com/santospopularesportugueses

@santospopularesportugueses

 

SERVIÇO

Festa dos Santos Populares Portugueses

Local: Armazém da Utopia, Porto do Rio de Janeiro (próximo ao Aquário).

Horário: sexta-feira das 17h às 01h, sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 23h.

Quando: de 9 a 11 de junho.