Notícias
31 de Outubro de 2017

Escritor português, Ricardo Pereira estará na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

8 de novembro | Porto Alegre – RS | Entrada gratuita

Foto da Noticia
165 pessoas leram esta notícia.

Com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, o escritor e humorista português Ricardo Pereira participa da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre para falar sobre humor no dia 8 de novembro, às 19h30min, no Teatro Carlos Urbim (Avenida Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul). A atividade “Humor, ou senso de humor, é, na verdade, um modo especial de olhar para as coisas e de pensar sobre elas? Uma estratégia para reagir a sofrimentos? ” contará também com nomes importantes do humorismo como Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata e Gregório Duvivier. A mediação é de Roger Lerina. A mesa terá tradução de Libras.

“Humor, ou sentido de humor, é, na verdade, um modo especial de olhar para as coisas e de pensar sobre elas. É raro, não porque se trata de um dom oferecido apenas a alguns escolhidos, mas porque esse modo de olhar e de raciocinar é bastante diferente do convencional, e a maior parte das pessoas não tem interesse em relacionar-se com o mundo dessa forma, ou não pode dar-se a esse luxo”. Essa é uma das perspectivas que Ricardo Pereira vem apresentar na Feira do Livro. Ele também vai autografar os livros “Se não entenderes eu conto de novo, pá” e “A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num bar” às 21h do dia 8 de novembro, também no Teatro Carlos Urbim.

Ricardo Araújo Pereira (Lisboa, Portugal, 1974) é jornalista, roteirista, humorista e colunista da Folha de São Paulo. Em maio de 2013, recebeu o Grande Prémio da Crónica pelo livro “Novas Crónicas da Boca do Inferno”. O prêmio foi atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Sintra.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Otávio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma delegação de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Contato para a imprensa: Rafael Gloria rafaelfeiradolivro@gmail.com Fone: (51) 3289 7339 / 7340 Celular: (51) 9 9991 5282 Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega CEP 90010-150 Porto Alegre, RS – Brasil www.feiradolivro-poa.com.br.