Notícias
14 de Maio de 2018

Festival Amazonas de Ópera terá estreia mundial no palco do Teatro Amazonas

Entre os dias 28 de maio e 2 de junho | Amazonas

Foto da Noticia
435 pessoas leram esta notícia.

A 21ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), contará, na programação, com uma estreia mundial, no palco do Teatro Amazonas. Trata-se da obra “Kawah Ijen”, do compositor e maestro brasileiro João Guilherme Ripper, encomendada especialmente para a ocasião e que conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília para a presença de músicos portugueses.

O secretário de Cultura do Governo do Estado do Amazonas, Denilson Novo, conta que, durante a temporada de ópera, também se realizarão atividades paralelas nos centros de convivências e cultura, Teatro da Instalação e em diversos municípios daquele Estado.

“A nossa proposta é aproximar a população deste evento que tem proporções internacionais e mostrar que a ópera também é acessível a todos”, afirma Denilson Novo.

O FAO 2018 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e conta com o com patrocínio do banco Bradesco – que nesta ocasião celebra 10 anos de parceria com o festival –, além do apoio do Governo Federal Brasileiro, Ministério da Cultura, Embaixada da República da Indonésia no Brasil, da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.

Sobre a ópera “Kawah Ijen”:

Sinopse

A história se passa nos arredores do vulcão Kawah Ijen, na Indonésia, onde o dono de uma mineradora enriquece às custas da exploração dos habitantes da vila. Obrigados a chegar até as profundezas da cratera para recolher as melhores pedras de enxofre, os mineiros acabam por inalar o gás venenoso que os vitima ainda jovens. Graças ao pacto com a divindade do vulcão, o dono é protegido das constantes revoltas e ameaças do povo. Entretanto, uma inesperada reviravolta acontece quando ele cobiça e violenta uma jovem da vila que dará luz aquele que mudará o destino de todos e do vulcão.

Datas de apresentação:

Dia 27 de maio (domingo) - 19h

Dia 31 de maio (quinta) – 20h)

Dia 2 de junho (sábado) – 20h

Local: Teatro Amazonas – Avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Conheça o prestigiado Teatro Amazonas: http://www.cultura.am.gov.br/teatro-amazonas/

Sobre as parcerias:

O Secretário de Estado de Cultura do Governo do Amazonas ressalta que esta edição tem importantes parcerias com países como Indonésia, Portugal, França e Colômbia.

 “A Indonésia traz um elemento novo na história do Festival, o Gamelão, instrumento típico das Ilhas de Java e Bali, único na América Latina e que será tocado por percussionistas de Portugal”, comenta o secretário. “A Colômbia contribuirá com figurinos e cenários de ‘Florencia’”.

Destaca-se, ainda, a parceria com a Aliança Francesa, que garantiu as aulas preparatórias para o Coral do Amazonas, que, em uma das montagens, cantará em francês.

 

 Programação da 21ª edição do Festival Amazonas de Ópera (Teatro Amazonas)

http://www.cultura.am.gov.br/teatro-amazonas/

 

 Dia 28 de abril (sábado) - 20h – Faust

 Dia 29 de abril (domingo) - 19h – Dessana Dessana

 Dia 3 de maio (quinta) - 20h – Dessana Dessana

 Dia 4 de maio (sexta) - 20h – Faust

 Dia 5 de maio (sábado) - 20h – Dessana Dessana

 Dia 6 de maio (domingo) - 19h – Faust

 Dia 12 de maio (sábado) - 20h – Florencia en el Amazonas

 Dia 13 de maio (domingo) - 19h – Acis and Galatea

 Dia 17 de maio (quinta) - 20h – Acis and Galatea

 Dia 18 de maio (sexta) - 20h – Florencia en el Amazonas

 Dia 19 de maio (sábado) - 20h – Acis and Galatea

 Dia 20 de maio (domingo) - 19h – Florencia en el Amazonas

 Dia 27 de maio (domingo) - 19h – Kawah Ijen (Vulcão azul)

 Dia 31 de maio (quinta) - 20h – Kawah Ijen (Vulcão azul)

 Dia 2 de junho (sábado) - 20h – Kawah Ijen (Vulcão azul)

 

Para mais informações acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

 Assessoria de Imprensa - Secretaria de Estado de Cultura: (92) 3631-4605 / 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

Informações: (92) 3232-1768

 www.aloingressos.com.br