Notícias
26 de Outubro de 2018

“Emergências: Literaturas e Outras Narrativas” é o tema do Fórum das Letras de Ouro Preto 2018

Evento será realizado de 1 a 4 de novembro, com participação da jornalista portuguesa Isabel Lucas

Foto da Noticia
170 pessoas leram esta notícia.

O evento literário, que anualmente toma conta da cidade barroca com debates, exposições e apresentações artísticas voltadas para adultos e crianças, será realizado entre os dias 1 e 4 de novembro. Com o tema “Emergências: Literaturas e Outras Narrativas”, o encontro homenageará os poetas Guilherme Mansur e Paulo Leminski. Em 2018, a curadoria é assinada pela coordenadora Guiomar de Grammont em parceria com o Sesc. A realização do evento, cuja programação é inteiramente gratuita, é da Universidade Federal de Ouro Preto.

Guiomar de Grammont destaca que a realização do evento, este ano, é especialmente importante. “Estamos em um momento de emergências na história do Brasil, em que todos os nossos valores estão sendo colocados em xeque. Quem somos nós? O que queremos?  Para onde vamos? Novamente, o Fórum da Letras coloca em discussão as grandes questões do presente, tais como democracia e memória, raça, gênero, territorialidade, futuro, patrimônio e urbanidade. O Fórum das Letras propõe, mais uma vez, como resposta a esses desafios, a radicalidade da poesia e das literaturas, no plural, porque compreendidas na diversidade dos grupos que se expressam através delas no tempo e no espaço.  Nesse caso, as literaturas só podem ser pensadas articuladas com outras narrativas, que se apresentam como espaços de discussão e resistência, perante os desafios éticos e políticos que se desenham para o nosso tempo”, afirma. 

DEBATES

Oito mesas integram a programação do Fórum das Letras de Ouro Preto em 2018, com temas que vão dos desafios para a criação e manutenção de uma revista literária até as identidades de escrita. Os bate-papos serão sediados em dois espaços: Anexo do Museu da Inconfidência e Casa da Ópera – o mais antigo teatro das Américas ainda em funcionamento, que, pela primeira vez, receberá os debates principais. 

Com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, terá lugar, no dia 2 de novembro, às 19h30, na Casa da Ópera, a mesa "Identidade e território literário” (oferecida pelo Prêmio Oceanos), com Milton Hatoum e mediação de Isabel Lucas.

Ainda com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, decorrerá, no Anexo do Museu da Inconfidência, no dia 03 de novembro, às 11h00, a mesa “Da criação à divulgação de Obras Literárias”, em colaboração com o Prêmio Oceanos, com Maria Esther Maciel, Isabel Lucas e Carla Madeira e mediação de Selma Caetano.

EXPOSIÇÕES | PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Duas exposições integram a programação do Fórum das Letras, ambas sediadas na Casa dos Contos (Rua São José, 12 – Centro Histórico). São elas “Silêncio Lascado - Guilherme Mansur & Paulo Leminsky” e Exposição Literária do Sesc de Paulo Leminski. As mostras estarão abertas ao público, entre 1 e 5 de novembro, das 10h às 22h.

LETRINHAS

Em 2018, a biblioteca volante do Sesc ficará estacionada entre os dias 2 e 4 de novembro, das 10h às 16h, no Largo do Cinema, disponibilizando para o público o acesso gratuito a centenas de títulos.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

A programação do Fórum das Letras engloba diversas atividades, colocando a literatura em diálogo com outras manifestações artísticas. No dia 1 (quinta-feira), a atração será a performance homenagem Tipoema: Movimento 7 - Mansur / Leminski. Nesta performance, os artistas Cláudio Santos, Leonardo Dutra e Fabiano Fonseca criam um sistema digital que alterna vídeos e fotos com uso da alavanca de uma prensa manual, no qual serão apresentados haicais de Guilherme Mansur e poemas de sua parceria com Paulo Leminski. A apresentação acontece a partir das 21h, no Glória Bistrô (Rua Alvarenga 703 – Bairro Cabeças).

ATIVIDADES PARALELAS

Em 2018, o Fórum das Letras será realizado na sequência de importantes encontros acadêmicos promovidos pela Universidade, entre eles a XV Semana de Letras, que ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro de 2018, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana (MG).

O Fórum das Letras de Ouro Preto contará com parceria cultural das Edições Sesc SP, cujos títulos estarão à venda na Livraria Outras Palavras.

Mais informações: www.forumdasletras.com.br.

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
Foto