Notícias
26 de Outubro de 2018

3ª Semana da Lusofonia

De 5 a 9 de novembro 2018 | Brasília/DF

Foto da Noticia
314 pessoas leram esta notícia.

A Semana da Lusofonia é um evento multidisciplinar, promovido pelo Lycée Français François Mitterand, que reúne contribuições literárias e artísticas de um conjunto de países da CPLP. Em 2018, a Semana da Lusofonia conta com participações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

A presença da jornalista portuguesa Isabel Lucas, curadora do Oceanos-Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, nesta iniciativa e a exibição do filme “A Gaiola Dourada” marcam a participação de Portugal na terceira edição da Semana da Lusofonia. Neste contexto, será ainda apresentada a exposição “O Tempo da Língua”.

Conversa com Isabel Lucas

Quinta-feira, dia 8 de novembro, 15h00

Isabel Lucas é jornalista e crítica literária. Começou a fazer jornalismo na televisão e passou entretanto pelas redacções de alguns dos principais jornais e revistas portugueses. Freelancer desde 2012, escreve regularmente para o jornal Público, colabora com a revista Ler, com a Antena 1 e Antena 3, e tem publicado em diversas publicações nacionais e internacionais. Entre muitos dos seus trabalhos em várias áreas jornalísticas, destaque para reportagens e entrevistas com alguns dos mais celebrados autores americanos. É curadora em Portugal da edição de 2018 do Prémio Oceanos

A Gaiola Dourada - Um filme franco-português de Ruben Alves

Sexta-feira, 9 de novembro de 2018, 14h (entrada sujeita a lotação)

(Sinopse): Maria e José Ribeiro são um casal de imigrantes portugueses na França, morando em um bairro nobre de Paris. Há mais de trinta anos ela trabalha como síndica, e ele como zelador, sendo respeitados e admirados pelos moradores do local. Um dia, no entanto, uma herança inesperada proporciona aos dois a oportunidade de sair da pequena casa onde moram e voltar a Portugal, onde levariam uma vida luxuosa. Mas os habitantes do prédio não estão prontos a abandonar os preciosos serviços de Maria e José, e vão usar todas as armas necessárias para mantê-los no local.

(Exibição única, com apoio da produtora Zazifilmes).

_______

Semana da Lusofonia 2018

5 a 9 de novembro | Lyceé Français François Mitterrand

SHIS QI 21 BLOCO D | Lago Sul

Mais informações: lyceefrancaisbrasilia.com/luso_2018