Notícias
29 de Outubro de 2018

Seminário “A aclamação de D. João VI no Rio de Janeiro: o Rei e o Reino”

5 e 6 de novembro | Rio de Janeiro

Foto da Noticia
210 pessoas leram esta notícia.

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro realiza, com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e do Museu Histórico Nacional, o Seminário “A aclamação de D. João VI no Rio de Janeiro: o Rei e o Reino” nos dias 5 e 6 de novembro, no Rio de Janeiro.

O Seminário conta com a participação de vários académicos brasileiros, bem como dos investigadores portugueses Rui Vieira Nery e António Miguel Trigueiros, que participarão nas mesas “D. João e a música na corte do Rio de Janeiro” e “A Real Ordem da Torre e Espada, de Valor e Lealdade: uma Ordem honorífica e militar do Reino Unido de Portugal e Brasil”, respectivamente.

Esta iniciativa enquadra-se no programa do bicentenário da aclamação de D. João VI como Rei de Portugal, Brasil e Algarves, que culmina com a exposição “O Retrato do Rei – D. João VI”, que abrirá ao público no final de novembro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Paulo Knauss, a exposição permitirá, nas palavras do curador, “apresentar um panorama amplo da iconografia de um personagem histórico que foi decisivo na história de Portugal e do Brasil na passagem do século XVIII para o século XIX”.

A programação completa do Seminário pode ser consultada AQUI. Entrada livre.