Notícias
31 de Outubro de 2018

Escritora portuguesa Ana Margarida de Carvalho participa na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

11 de novembro | Porto Alegre - RS

Foto da Noticia
194 pessoas leram esta notícia.

Com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a escritora portuguesa Ana Margarida de Carvalho participa da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 11 de novembro, às 18h00, na Biblioteca do Clube do Comércio (R. dos Andradas, 1085 3º andar). A atividade “histórias de mares, naufrágios e sobrevivências” contará também com o escritor brasileiro Reginaldo Pujol Filho. A mediação é de Gabriela Silva.

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito e viria a tornar jornalista, assinando reportagens que lhe valeram sete dos mais prestigiados prêmios do jornalismo português, entre os quais o Prêmio Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, do Clube de Jornalistas do Porto ou da Casa de Imprensa. Passou pela redação da SIC e publicou artigos na revista Ler, no jornal de Letras, na Marie Claire e na Visão. Lecionou workshops de Escrita Criativa, foi jurada em vários concursos oficiais e festivais cinematográficos e é autora de reportagens reunidas em coletâneas, de crônicas, de guiões subsidiados pelo ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP) e de uma peça de teatro.

Em 2018, a escritora venceu o “Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco” com o livro Pequenos Delírios Domésticos, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Seus livros são distribuídos no Brasil pela editora Dublinense.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

Todas as atividades têm entrada gratuita.

Contato para a imprensa: Rafael Gloria rafaelfeiradolivro@gmail.com Fone: (51) 3289 7339 / 7340 Celular: (51) 9 9991 5282 Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega CEP 90010-150 Porto Alegre, RS – Brasil

www.feiradolivro-poa.com.br.