Notícias
26 de Novembro de 2018

Lançamento do livro: Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho

Dia 29 de novembro | Embaixada de Portugal

Foto da Noticia
83 pessoas leram esta notícia.

O Camões - Centro Cultural Português em Brasília convida para o lançamento do livro Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho, séculos XIX e XX da autora Cristina Aires Ribeiro de Carvalho, que terá lugar no dia 29 de novembro 2018 às 19h30 no Camões - Centro Cultural Português - Brasília / Embaixada de Portugal, SES Av. das nações, quadra 801 - lote 02.

O livro é um misto de auto-biografia, história de família, genealogia, história do cotidiano e antropologia histórica. Centrada na figura de sua “vó Jove”, a autora Cristina Aires Ribeiro de Carvalho convida-nos a um passeio por sua vida e obra em Divinópolis, Minas Gerais. 

Baseada em mais de 500 documentos pessoais da família reunidos em cinco cadernos da avó, poesias, fotografias, planos de aula da avó professora, atas e relatório de reuniões dos Clubes de Mães (mulheres menos favorecidas), a  autora revela as histórias das mulheres de sua família, a colaboração efetiva em suas cidades e os modos de vida que precisam ser pensados e compreendidos a partir da concretude da vida, pois dizem muito não somente de si mesmas, mas também de gerações. 

A autora é natural de Carmo da Mata, Minas Gerais. Viveu em Divinópolis, Minas Gerais até os 12 anos. Formou-se em Ciências Biológicas pela PUC-Minas, e aprofundou seus estudos na área de biológica da conservação no Reino Unido, onde residiu por sete anos concluindo seus estudos de mestrado e doutoramento. Morou nos estados da Bahia por dois anos e no Pará por três, e há quinze anos parou em Brasília. É doutora em Ciências Ambientais e assessora do setor de cooperação internacional da Delegação da União Europeia. 

Serviço

Lançamento do livro: Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho de Cristina Carvalho

Dia 29 de novembro de 2018, às 19h30, na Embaixada de Portugal em Brasília (SES 801, Qd. 801, Lote 2).

 

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
Foto