Notícias
05 de Dezembro de 2018

Embaixador de Portugal Jorge Cabral, participou no 30º Encontro das Comunidades do Cone Sul que se realizou em Pelotas, nos dia 2 e 3 de dezembro. Esteve também presente S.Exa o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.


Foto da Noticia
37 pessoas leram esta notícia.

 

Realizou-se em Pelotas, no último fim de semana, o 30º Encontro das Comunidades Portuguesas e Lusodescendentes do Cone Sul, promovido pelo Centro Português 1º de Dezembro, com apoio daquela Prefeitura.

Nesta ocasião, as autoridades portuguesas encontraram-se com a Prefeita de Pelotas para assinatura de um protocolo de cooperação entre Pelotas e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, representado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.

Segundo S.Exa Secretário de Estado José Luís Carneiro, a ideia é estreitar ainda mais os laços que ligam a comunidade pelotense à Portugal, reforçando um ciclo de reafirmação da presença lusa na cidade. “Pelotas está para Portugal, assim como Portugal está para o mundo, e queremos destacar essa integração.”

A Prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da vinda dos portugueses ao Município, quer para o turismo, quer para a história da cidade, pois leva para o outro lado do oceano o nome próprio de Pelotas e traz reconhecimento aos descendentes de portugueses que aqui vivem. “Pelotas é a Capital do Rio Grande do Sul dos portugueses. Temos muito de Portugal em nossas origens e esse encontro reforça esses laços”, reforçou a prefeita.

Após a assinatura do termo de cooperação, a prefeita Paula Mascarenhas e os membros da comitiva abriram a exposição com itens da cultura portuguesa das famílias residentes no município – disponível na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal – e foram para o Largo de Portugal, onde inauguraram o busto do escritor Luís de Camões, verdadeiro ícone da literatura portuguesa e mundial. “Temos muito apreço pela forma como Pelotas se abre à Portugal. Esse é o primeiro passo para muitos que virão no futuro”, disse o Secretário de Estado José Luís Carneiro.