Notícias
26 de Dezembro de 2018

Azeite português em alta no Brasil

Vinho e turismo também registam uma evolução positiva em 2018

Foto da Noticia
373 pessoas leram esta notícia.

O azeite português é o rei das vendas para o Brasil, representando 60% da quota de mercado no Brasil. O Instituto Nacional de Estatística (INE) contabiliza já €188,4 milhões em 2018, mais 20% do que em igual período de 2017. Em entrevista ao jornal Expresso, Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, o azeite é um produto de grande notoriedade no Brasil. Apesar do decréscimo de vendas após 2014, fruto da crise no país, o consumo do azeite português voltou a aumentar. As perspetivas são de forte crescimento. Também o vinho, outro dos principais produtos exportados para o Brasil, regista uma evolução positiva em 2018, com um aumento de quase 17%, para os €43,4 milhões.

No turismo, os brasileiros estão a afirmar-se como fonte de receita relevante. A procura de brasileiros nos hotéis portugueses cresceu 9,3% no acumulado até Outubro. O destaque em 2018 vai para o mês de julho, com um recorde de turistas provenientes do Brasil, que asseguraram 240 mil dormidas. Neste Natal, e no período que se estende até à passagem de ano, os turistas brasileiros são o terceiro maior mercado dos hotéis portugueses, logo a seguir aos portugueses e espanhóis, segundo recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).