Notícias
22 de Janeiro de 2019

Está aberto o Concurso Lusófono da Trofa 2019

As candidaturas devem ser enviadas até o dia 31 de maio

Foto da Noticia
1969 pessoas leram esta notícia.

 

CONCURSO CHEGA A TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E TEM PARCERIA DO CAMÕES, INSTITUTO DA COOPERAÇÃO E DA LÍNGUA, I.P.

Está de volta o Concurso Lusófono da Trofa com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor lusófono.

Este é um dos concursos literários mais prestigiados e mais conhecidos dos países lusófonos, e a edição 2019 termina a 31 de maio.

As obras a concurso devem ser enviadas, sob pseudónimo, até ao último dia útil do mês de maio de 2019 (31 de maio) e, em Portugal, podem fazê-lo, em mão, até às 18h00, do último dia útil do mês de maio de 2019 (31 de maio), na Casa da Cultura da Trofa, Avenida D. Diogo Mourato, durante o horário de  expediente ou via correio, através de carta registada.

Já nos outros países a entrega dos contos pode ser efetuada no Centro Cultural Português em Luanda (Angola), no Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), no Centro Cultural Português na Praia, no Centro Cultural Português na Praia – Polo do Mindelo (Cabo Verde), no Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau), no Centro Cultural Português em Maputo e no Centro Cultural Português em Maputo – Polo da Beira (Moçambique), no Centro Cultural Português em S. Tomé e no Centro Cultural Português em S. Tomé – Polo da Ilha do Príncipe (S. Tomé e Príncipe), no Centro Cultural Português em Díli (Timor) e na Embaixada de Portugal em Malabo (Guiné Equatorial).

Recorda-se que esta iniciativa, organizada pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., defende e consolida a língua portuguesa como expressão universal da cultura lusófona, além de motivar a produção literária.

Este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infantojuvenil, que fomenta o gosto pela leitura, estimulando o espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva a escrita criativa, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e Timor.

A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de 2000 euros, ainda o Prémio Ilustração, no valor de 1500 euros, e o Prémio Lusofonia, no valor de 1000 euros. Os vencedores serão revelados nas Comemorações do Aniversário do Município, em novembro.

 A Trofa prepara-se desta forma, para galardoar mais um conto infantil inédito, criado em português, que irá, assim, juntar-se aos vários livros infantis editados pela Câmara Municipal, no âmbito do Concurso que é já considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português.

Para mais informações, consulta o regulamento clicando AQUI.