Observatório da Emigração

Observatório da Emigração

Observatório da Emigração

O Observatório da Emigração foi criado em 2008, com base num protocolo entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) e o CIES/ISCTE – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

O Observatório iniciou a sua atividade em Janeiro de 2009, com dois objetivos principais:

  • produzir e disponibilizar informação sobre a evolução e as características da emigração e das comunidades portuguesas;
  • contribuir para a definição de políticas públicas neste domínio.

O Observatório da Emigração centra a sua atividade, em primeiro lugar, na recolha, análise e disponibilização de indicadores estatísticos e de outra informação documental, de diferentes origens, sobre a emigração e as comunidades portuguesas. Em segundo lugar, o Observatório realiza e promove estudos e sessões de debate público, e facilita e incentiva a realização de teses de mestrado e de doutoramento naqueles domínios.

O Observatório tem como principal instrumento de relação quotidiana com os seus públicos esta página web, regularmente atualizada e progressivamente alargada de modo a cobrir todas as atividades que resultam da realização dos objetivos para que foi criado.

Site: http://www.observatorioemigracao.secomunidades.pt/np4/paises.html?id=31